De onde vim, onde estou e para onde vou

Disciplina: Computação e sociedade

Atividade: Construção de um texto refletindo sobre o futuro

Esse texto conta uma breve história da minha trajetória até o presente.

O futuro é incerto, digo isto porque em 2016 não imaginaria onde chegaria. Sou do subúrbio carioca, trabalho desde os 18 anos e em 2016 quando tinha 23 decidi que precisava fazer uma faculdade, não queria continuar trabalhando mais de 8 horas diárias por um salário mínimo com descontos em uma profissão que não me dava satisfação, essa me parecia a decisão mais sábia a se fazer no momento e realmente vem sendo.
Nessa época me matriculei numa faculdade particular no Rio de Janeiro, com a ideia de conciliar trabalho e faculdade, já que a faculdade precisava ser paga. Mantive uma rotina intensa e semanal de acordar às 6 e ir para o trabalho as 7, com um trajeto de 2 horas até lá, e depois do expediente me deslocava para a faculdade que ficava mais ao centro da cidade e da faculdade para a casa, chegando em casa por volta de 23:30/00:00.
Essa rotina durou dois anos, e durante esse processo eu percebi que não estava aprendendo de fato, e sim estudando para passar para o próximo semestre. Foi então que fiz uma escolha que mudaria o rumo da minha vida, decidi que prestaria o ENEM - nunca achei que seria capaz - e que faria uma faculdade pública, comuniquei ao meu pai sobre a decisão para que ele me desse respaldo, então em 2018 fiz um acordo com a empresa que eu trabalhava, eles me demitiram e com a grana da rescisão paguei um prevest, e durante o prevest busquei uma faculdade que fosse no sul (queria fugir da violência e o calor do RJ).
No segundo semestre de 2018 minha namorada passou na UFPEL e no primeiro semestre de 2019 foi a minha vez, desde lá aconteceram muitas coisas, uma pandemia global, conheci uma iniciativa incrível de uma escola de engenharia software que me garante uma bolsa que me ajuda a me manter em Pelotas. E é bem aqui onde estou, conciliando a UFPEL com a 42SP, volto a repetir que o futuro é incerto. O que é certo no momento, é que eu quero seguir com desenvolvimento de software, isso realmente me dá satisfação.
Não sei bem o caminho que terei que trilhar para conquistar tudo que almejo, mas a vida é feita de boas escolhas (e muitas escolhas dificeis) e pretendo manter isso como meu norte, assim como vem acontecendo.

Inicio